sábado, janeiro 14, 2012

Percurso de Castelo Rodrigo.

LOCAIS DE PASSAGEM:
Porta Nascente, Palácio Cristóvão Moura, Porta da Traição, Nossa Sra do Rocamador, Pelourinho, Porta do Sol, Cisterna, Muralhas

DESCRIÇÃO
Do local de estacionamento suba pela rua à direita, passando o cemitério , até à entrada das muralhas . Eleve o olhar e observe os rochedos graníticos do lado direito. Verá que se pode vislumbrar a silhueta de um guerreiro ou de um mouro. Siga na direcção da Casa do Baldo e Cantinho dos Avós pela Porta Nascente. Na Rua da Praça (logo à esquerda) existe a casa número 7 de características manuelinas, que pode espreitar. Pela Rua do Relógio siga até à Torre do Relógio , que se vê ao fundo. No torreão das ruínas ergue-se um relógio movido com pesos.

Passe agora as portas do palácio à sua direita. O Paço do Marquês de Castelo Rodrigo (Palácio Cristovão de Moura), construído em 1590, ostenta um escudo na entrada. Pensa-se que o brasão de armas, que se encontra pousado no chão actualmente, pertenceria à Torre de Menagem. Estas ruínas já foram utilizadas para a realização de concertos. O cenário é de facto muito bonito. A pequena porta que dá para um miradouro é a chamada Porta da Traição e é por aqui que se faz o acesso até ao túnel cuja entrada é possível observar.

Saia da zona do Palácio. Continue a percorrer a Rua do Relógio e desça à esquerda na Junta de Freguesia, na direcção da Igreja Matriz .

A Igreja Matriz de Castelo Rodrigo, de Nossa Senhora de Rocamador ou do Reclamador, foi fundada no século XIII por uma confraria de frades hospitaleiros, cuja função principal seria a de apoiar os romeiros que se dirigiam para Santiago de Compostela e Roma. De estilo românico, sofreu remodelações no século XVII, apresenta um torre sineira lateral e foi classificado Monumento Nacional em 1922.

Vá pelo lado esquerdo da igreja até ao Pelourinho .
A altura total deste imóvel de estilo manuelino também classificado Monumento Nacional em 1922, é de cerca de 8 metros. Volte atrás até ao final da rua, voltando a passar a Igreja Matriz.

Situado junto de uma fonte no Largo de São João, este Padrão Comemorativo assinala os feitos de Castelo Rodrigo na Guerra da Restauração da Independência. Por trás está a Porta do Sol . Desça a Rua da Sinagoga, à esquerda, passando um café e o Pátio do Castelo.

No final da descida do seu lado esquerdo, oposto à Porta de Alverca, encontra-se a cisterna de cantaria , que comprova a presença árabe na vila. Apresenta duas portas, uma gótica e outra de traçado mourisco. Esta segunda, construída no século XIII, terá pertencido a uma cisterna que faria parte da sinagoga existente na localidade. Mais tarde, a utilização desta cisterna terá sido alterada para fonte pública e actualmente serve apenas para rega de quintais.

Siga pela esquerda pela Rua da Cadeia. Do seu lado direito, situa-se a casa número 36 , manuelina, e a Casa da Cadeia . Quase no final da rua encontra-se uma bela janela na casa número 32 que apresenta características árabes, uma inscrição e uma carranca. Desça agora à direita, na direcção de uma fonte. Com certeza não se arrependerá de experimentar a frescura desta água. Afaste-se depois um pouco da fonte para poder observar o que resta das muralhas da vila que eram formadas por 13 torreões, dos quais restam alguns. Suba agora na direcção do cemitério . Situado fora das muralhas substitui deste há muito o antigo ritual de sepultura dentro das igrejas. Antes de terminar o "giro" tome mais um fôlego deste óptimo ar da serra...

Nenhum comentário: